A cirurgia bariátrica (do Grego “baros”, que significa peso) é um termo dado à cirurgia que o ajuda a perder peso.

A cirurgia bariátrica não é recomendada para todas as pessoas com excesso de peso ou obesidade. Contudo, pode ser uma opção se você for obeso e não conseguir perder peso por outros métodos.

A Cirurgia Bariátrica é o tratamento disponível mais eficaz para o tratamento da Obesidade Mórbida e é o único que está associado a perdas de peso significativas, duradouras e a uma reversão eficaz das doenças associadas à obesidade. Além do mais, é o único tratamento que está associado com uma diminuição do risco de morte (por todas as causas).

Mais recentemente, surgiu o conceito de Cirurgia Metabólica, em que além do tratamento do excesso de peso, os objectivos da Cirurgia passam pelo controlo (ou cura) das doenças metabólicas associadas à obesidade (ex. Diabetes Mellitus tipo 2, Dislipidemia, Hipertensão Arterial).

A cirurgia bariátrica e metabólica é recomendada para pessoas com:

Deve ter em atenção que compreende os riscos e benefícios da cirurgia para perda de peso. Deve estar motivado e preparado para efectuar alterações duradouras no seu estilo de vida, na forma como se alimenta e como mantém um peso saudável após a cirurgia. Deve também ser realista acerca do potencial após cirurgia. Outros pacientes, que não sejam englobados nestes critérios, mas que desejam cirurgia bariátrica e seja considerado vantajoso pela equipa assistente, poderão ser submetidos a tratamento cirúrgico, após avaliação individual.

A Cirurgia para tratamento da Obesidade é um excelente método para potenciar a perda de peso.

 No entanto, não é isenta de riscos e todo o processo deverá ser preparado com extremo cuidado. Desta forma, é fundamental a avaliação e seguimento por uma equipa multidisciplinar.

O cirurgião vai discutir consigo as opções cirúrgicas disponíveis e quais os seus riscos e consequências. Também vai garantir que é um bom candidato a cirurgia e que não existem contra-indicações ou outros motivos que impeçam a realização do acto cirúrgico ou que indiquem um procedimento alternativo.