A Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo colocado cirurgicamente em redor da parte inicial do estômago, o que limita a quantidade de comida que consegue ingerir. Este procedimento é realizado por 4 a 5 pequenas incisões na parede abdominal, com o auxílio de uma câmara de vídeo (laparoscopia).

A Banda Gástrica é um procedimento em abandono crescente, apesar de popular, por ser um procedimento simples, com baixo risco de complicações e facilmente reversível. No entanto, a perda de peso, depende totalmente da sua capacidade de cumprir o regime pós-operatório e até 50% das pessoas, acabam por sofrer complicações relacionadas com a banda, necessitando de algum tipo de reintervenção.

A Banda Gástrica, pode ser ajustada após a cirurgia, permitindo a passagem mais fácil ou difícil dos alimentos, através de uma picada num reservatório colocado por baixo da pele.

A Banda Gástrica, não é recomendada se a sua dieta for rica em calorias derivadas de alimentos líquidos ou moles (p.ex. gelados ou batidos), uma vez que o efeito de saciedade precoce não é atingido. Os resultados são muito variáveis e a perda de peso média varia entre os 50-70% do excesso de peso nos primeiros 2 anos após a cirurgia e os melhores resultados são conseguidos pelos pacientes que mantêm um seguimento clínico apertado após o procedimento.