O Sleeve Gástrico (Gastrectomia vertical) é uma cirurgia que reduz o tamanho do estômago, transformando-o num tubo estreito. O novo estômago é muito mais pequeno, tolera menor volume alimentar e produz menor quantidade de uma hormona (grelina) que parece ser responsável pela sensação de fome, ajudando a sentir uma saciedade mais precoce. 

O Sleeve Gástrico é considerado menos invasivo do que o Bypass Gástrico, porque não existe rearranjo do trânsito intestinal e menor hipótese de défices nutricionais; e mais seguro do que a Banda Gástrica dado que não existe implantação de nenhum corpo estranho.

É uma cirurgia definitiva e as principais complicações são decorrentes da linha de sutura ao longo do estômago. A incidência de fístulas da linha de sutura ronda o 1-3%. A longo prazo podem surgir complicações decorentes, quer da estenose (aperto), quer da dilatação da bolsa gástrica. 

A nível de perda de peso, parece ser uma técnica intermédia entre a Banda Gástrica e o Bypass Gástrico, com uma perda de excesso de peso esperada de ~60-70%.